ARTIGOS

O FUTURO DAS GUARDAS MUNICIPAIS

A Segurança Pública e Urbana, esta cada vez mais dirigida para o âmbito municipal, onde na verdade ocorrem as mais diversas ações de violência e criminalidade. O prefeito possui um papel preponderante no esforço conjunto com outros órgãos de segurança para contenção desse processo, que aflige a sociedade em geral, através da participação direta do poder público no desenvolvimento e execução de programas e ações de prevenção contra violência e criminalidade.
As Guardas Municipais não devem ter a pretensão de assumir as atividades constitucionais das Policias Militares, e sim auxiliar justamente no tocante as responsabilidades do município, liberando a policia para suas funções institucionais. A Policia Militar é acionada para atender todo tipo de ocorrência, como as de caráter social (assistência), desentendimento entre vizinhos (rixa), de meio ambiente (barulho de som alto), garantir a proteção de funcionários (fiscais da SMIC), festas e eventos municipais (carnaval, navegantes, eventos esportivos). Estas ocorrências ocupam o efetivo da PM, enquanto existem outras demandas de maior relevância e que são de sua responsabilidade. Neste viés, que as Guardas Municipais devem atuar.
E o Guarda Municipal deverá ser o agente operador desta missão, contribuindo para prevenir e mediar pequenos conflitos, garantindo aos cidadãos seus direitos individuais e coletivos, orientando e participando da vida coletiva da cidade, através de medidas e ações preventivas de segurança, estaremos reduzindo a progressão da violência e criminalidade na cidade.